Ciências


Se em uma nação tudo estiver voltado para sua educação, com certeza, a ciência deste país será a melhor do mundo, e consequentemente, este país será o mais desenvolvido . A educação de um país tem que ter "prática", pois não existe ciência sem que se pratique ciência.
           
        Saiba mais sobre os Conteúdos Básicos Comuns - CBC A Proposta Curricular se assenta nas bases de um currículo flexível, capaz de se ajustar à realidade de cada escola, de cada região do Estado e às preferências e estilos de ensino dos professores. Entretanto, ela aponta para alguns conteúdos que, por sua relevância, são considerados essenciais. Esses conteúdos essenciais são denominados Conteúdos Básicos Comuns – CBC –, sendo seu ensino obrigatório nas Escolas da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais. O CBC irá compor a matriz de competências básicas para a avaliação do sistema público de ensino em Minas Gerais. Além dos Conteúdos Básicos Comuns, esta Proposta Curricular sugere Conteúdos Complementares, que devem ser examinados pela equipe de profissionais de cada escola para compor seu projeto de ensino para a disciplina. Os Conteúdos Básicos Comuns, portanto, não são a totalidade da Proposta Curricular, mas estabelecem aqueles conteúdos e competências que devem ser desenvolvidos prioritariamente. Os conteúdos básicos comuns foram projetados para ocupar a metade da carga horária disponível para a disciplina Ciências Naturais. O tempo restante deve ser utilizado para o ensino de conteúdos complementares e/ou para o desenvolvimento de projetos pedagógicos da escola. A Proposta Curricular é compatível com os Parâmetros Curriculares Nacionais e se inspira em várias de suas proposições. Sua primeira contribuição é a de destacar, de modo mais claro, as ideias básicas do currículo, ou seja, aquilo que não pode deixar de ser ensinado. Além disso, esta Proposta avança na descrição mais detalhada dos tópicos de Conteúdos Básico Comuns, com a intenção de orientar seu ensino. Materiais de ensino e orientações pedagógicas compatíveis com esta proposta podem ser encontrados no endereço eletrônico do Centro de Referência Virtual do Professor (CRV): http://crv.educacao.mg.gov.br/



O CBC de Ciências na prática pedagógica:


Seminário Socioambiental:





          A Superintendência Regional de Ensino de Guanhães realizou, dia 20/10/2011, através da parceria com o SAAE, FACIG, IFMG, e CENIBRA, Seminário sobre Educação Sócioambiental para professores das redes públicas e particulares de ensino, com o objetivo de desenvolver a consciência sobre os problemas ambientais e buscar soluções para os mesmos, contando com a um público estimado de cem pessoas. Neste evento, foram realizadas palestras sobre Legislação Ambiental, Impactos Ambientais, Educação Ambiental, Desenvolvimento Econômico da Mineração, Racionalização do Uso da Água, Silvicultura e a Conservação da Biodiversidade, Impactos Causados pelo Lixo e oficinas sobre Reciclagem e Projeto Educativos.
             A Educação Ambiental deve e pode acontecer nas escolas, empresas, universidades repartições públicas, etc. Não é um processo fácil e nem rápido, já que nem todas as pessoas têm consciência de que elas podem prejudicar o meio ambiente. Educadores de maneira geral devem reconhecer-se como importante ponto de partida na concretização dessa mudança de comportamento, partindo do pressuposto de que a escola é a fonte para a construção de uma sociedade ecologicamente correta.

Meio Ambiente no CRV:


Leis Ambientais:




Carta escrita no ano de 2070


Um vídeo passado no seminário socioambiental que nos leva a refletir sobre nossas práticas em relação ao meio ambiente.




                                                                 Derlon Pereira
Analista Pedagógico



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